sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Matéria de "Á tarde on line" em 04/10/2008

Lya Luft não se sente vítima da inveja, apesar do sucesso Eduardo Vieira, do A TARDE Perdas & ganhos, de Lya Luft, está perto de atingir a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. A escritora acredita não ser vítima de inveja no mercado editorial brasileiro. "Eu acho que a inveja faz parte do ser humano. Como eu não faço parte de nenhum grupo literário, não tenho vida literária, jamais percebi. Nunca me considerei vítima. Aliás, nem disso, como de nada. O que eu acho é que, sempre que você se destaca na sua profissão, existem pessoas que ficam aborrecidas. Mas eu não me considero vítima de inveja até porque, sinceramente, não dou qualquer espaço para esse tipo de coisa em minha vida", analisa. A autora diz que acompanha o que é publicado sobre o seu trabalho, mas sempre com serenidade. "Leio as resenhas que aparecem em jornais e revistas que tenho, ou eventualmente que a editora me manda. Mas não não fico muito ligada nisso". E completa: "É claro que se é publicada uma resenha positiva o escritor fica feliz, se sai uma resenha negativa o escritor fica chateado. Quando era jovem, ficava chatada um dia inteiro, hoje, não mais que 5 minutos. Na verdade o que importa mesmo é o leitor. E que eu sinta que em cada livro, em cada conto, em cada poema, naquele momento eu fiz o melhor que podia. Pode até não estar bom, mas foi sempre o melhor que eu podia". Segundo a autora, a recepção ao trabalho costuma ser sempre positiva. "Normalmente eu tenho sido muito privilegiada. A imprensa tem sido muito simpática comigo, não me sinto perseguida, nada. Eventualmente, um ou outro emite uma opinião com a qual eu não concordo. Mas acho que se você publica um livro, ou se você para em um palco, também tem que ter serenidade para ver que existem pessoas que não gostam, que não concordam, que têm idéias diferentes", conclui.

Nenhum comentário: