terça-feira, 16 de junho de 2009

JOVENS LÊ MAIS

Navegando hoje pela net,encontrei essa reportagem,que muito chamou minha atenção e ao mesmo tempo me fez ficar muito feliz,por isto, quero dividir com todos vocês que me acompanham,vejam ai:
Festa Literária de Paraty comemora: crianças e jovens estão lendo mais Crianças e jovens brasileiros estão lendo mais, revela uma pesquisa. Uma prova pode ser encontrada na maior festa literária internacional do país, que acontece em Paraty, no litoral do Rio. Oito mil crianças e adolescentes participam do evento. Crianças e Jovens brasileiros estão lendo mais. É o que revela uma pesquisa. Uma prova pode ser encontrada na maior festa literária internacional do país, que acontece em Paraty, no litoral do Rio. Oito mil crianças e adolescentes participam do evento: um recorde. A paixão de Anna Flávia, de 9 anos, começou cedo. Ela adora ler, especialmente, uma certa poeta carioca: Cecília Meireles. Quem despertou o amor de Anna Flávia pelos livros foi a mãe que, para chegar a eles, penou. "Eu sai muito cedo de casa para trabalhar, para me sustentar e para ganha vida. Mas eu dou a maior força para ela, porque eu sempre falo: ‘eu não tive a oportunidade que você tem", revela a empresária Teresa Rosa Moro. “Eu aprendi a ler e a escrever com uma professora de matemática que me ensinava tudo: matemática, português e ciências”, conta a menina. A filha de Dona Teresa é mais uma brasileirinha que confirma a recente pesquisa "Retratos da leitura", feita pelo Ibope. O número de leitores vem crescendo no país e as crianças e os jovens têm muito a ver com isso. Nos últimos oito anos, o índice de leitura dobrou. De menos de dois livros por ano, o número está chegando a quatro. Ao todo, 55% dos entrevistados afirmaram ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Um bom exemplo desse crescimento do interesse por livros e aumento do hábito de leitura está na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que está no sexto ano, cada vez com maior sucesso. As 20 mil pessoas que passarão pela cidade até domingo (6) fazem parte de um contingente impressionante: 95,6 milhões brasileiros que têm o hábito de ler livros regularmente. Desse total, 14% têm entre 18 e 24 anos. E 39% estão na faixa de 5 a 17 anos, como Anna Flávia. "Eu sempre leio livro e à noite eu sempre leio livro para minha mãe", conta a menina. Boa parte do aumento do número de leitores é mérito das professoras primárias. "A maioria tem aula de leitura semanalmente na biblioteca da escola. Eles adoram esse momento", conta a professora Teresa Fernandes Barbosa. “O maior prazer da vida é ler. Eu me divertia caindo de bruços em cima dos livros. Toda a minha fantasia, toda a minha imaginação e todo o meu folclore estavam nos livros", revela a voluntária Gisela Amaral. "Um povo que não lê não é culto. Se um povo não é culto, nunca pode ser livre”, afirma o escritor e ex-vice ministro da Cultura de Angola Pepetela.

Nenhum comentário: